Receba no seu e-mail informações sobre computação em nuvem com os melhores especialistas do mercado.
No panorama atual, onde a Transformação Digital é a palavra de ordem, vislumbrar o futuro das instituições é uma tarefa complexa, porém essencial. O avanço tecnológico proporciona cenários inéditos, onde o consumo de serviços supera a aquisição de produtos, inaugurando a era do XaaS ("tudo como serviço", em tradução livre).
Imagine solicitar um carro por aplicativo, enquanto desfruta de um podcast ou assiste a um episódio de sua série favorita em streaming, tudo isso sem a necessidade de possuir os produtos em si. Esse é o poder do XaaS, um modelo de negócios que está redefinindo a oferta de serviços.
Atenta às tendências e demandas da comunidade acadêmica, o NasNuvens, da RNP, tem se dedicado a compreender as prioridades do setor da Educação e Pesquisa. Através de pesquisas e interações com professores e pesquisadores, o NasNuvens lançou um olhar sobre as tendências de Tecnologia da Informação para o ano de 2024.
Os resultados dessa pesquisa revelam que, embora o mercado brasileiro de ensino e pesquisa tenha progredido, ainda enfrenta desafios que foram superados em outros setores:
Além disso, ferramentas como Adobe e Autodesk despontam entre as principais necessidades dos pesquisadores.
Com o conjunto de dados dos trabalhos de Discovery e aplicando o Processo de Identificação, foram identificadas as oportunidades mais latentes da comunidade de ensino e pesquisa, filtradas pelos dois principais públicos da RNP. A partir desses critérios, foi elaborada a matriz de priorização das ofertas, possibilitando entender com maior clareza as demandas mais urgentes e as melhores oportunidades a serem aproveitadas. Este trabalho é alinhado às Políticas de Educação, Pesquisa e Inovação, visando apoiar e agilizar a transformação digital no setor de educação.
O documento "Hype Cycle for Higher Education" orienta estrategistas e planejadores a avaliar a promoção do mercado, a percepção de valor, a taxa de adoção e a direção futura das inovações em computação para o Ensino Superior. Ele aproveita a Matriz de Prioridades em cada Ciclo de Hype para avaliar o benefício potencial de cada tecnologia e determinar prioridades de investimento.
Outro documento, "Hype Cycle for XaaS", aborda o entendimento das ofertas de XaaS para líderes de I&O, que precisam de novas formas inovadoras de consumir serviços em nuvem em um modelo de despesas operacionais (opex). Este modelo pode substituir infraestrutura e serviços locais ou em nuvem, especialmente onde podem ser agrupados.
O XaaS também pode preencher temporariamente as lacunas de competências em organizações onde a tecnologia avançada é adotada, mas os administradores de TI ainda não possuem as competências necessárias.
O XaaS oferece flexibilidade e escalabilidade, permitindo que instituições educacionais e de pesquisa ajustem rapidamente seus recursos tecnológicos conforme necessário, especialmente durante períodos de alta demanda.
Além disso, ao adotar esse modelo, as instituições podem reduzir despesas com infraestrutura física, manutenção e atualizações de hardware e software, já que o pagamento é baseado no uso. Isso gera um controle de custos mais eficiente, sem grandes investimentos iniciais, garantindo acesso a tecnologias avançadas e atualizações automáticas para manter a competitividade acadêmica.
A natureza baseada em nuvem dos serviços XaaS também facilita a colaboração entre estudantes, professores e pesquisadores, independentemente de sua localização geográfica, enquanto oferece robustos recursos de backup e recuperação de desastres para garantir a continuidade das operações em caso de falhas ou desastres.
Ao adotar o XaaS, as instituições públicas tornam tecnologias avançadas acessíveis a mais usuários. Além disso, o modelo ainda permite uma redução de custos associados ao desenvolvimento, manutenção e atualização de infraestrutura e software, liberando recursos para outras áreas – sem contar a integração de sistemas, que facilita a colaboração entre diferentes departamentos e organizações na implementação de políticas públicas.
O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) 2022-2023 estabeleceu a aceleração da adoção do modelo XaaS como estratégia para otimização de custos e maximização de resultados. No entanto, os desafios para implementar esse modelo não são negligenciáveis.
Entre os desafios destacam-se:
O NasNuvens permanece atento às demandas da comunidade acadêmica, buscando compreender a realidade das instituições e adaptar-se às necessidades em contante evolução, criando um modelo que vise priorizar a modelagem de serviços para disponibilização para a comunidade.
E aí, concorda com os diagnósticos apresentados? Participe das pesquisas do NasNuvens e contribua para o futuro da tecnologia na Educação.
Receba no seu e-mail informações sobre computação em nuvem com os melhores especialistas do mercado.
Conheça algumas instituições que estão inovando com soluções NasNuvens
Conte com a experiência do time técnico da RNP para evoluir a segurança da informação e privacidade na sua instituição.
SAIBA MAIS